Diário Digital

Dia Mundial Tiróide assinala-se hoje com rastreio gratuito



O Dia Mundial da Tiróide assinala-se hoje com várias ações de sensibilização que alertam para as doenças da tiróide que, apesar de afetarem mais de um milhão de portugueses, ainda são «pouco conhecidas e valorizadas».

Promovidas pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e a Federação Internacional da Tiróide, as ações incluem um rastreio gratuito à tiróide que decorrerá na Praça da Figueira, em Lisboa, entre as 08:00 e as 14:00.

Durante o rastreio, os profissionais de saúde vão transmitir «mensagens chave sobre a doença e a importância de vigiar a tiróide», adianta a SPEDM.

No mesmo local, pelas 11:00, serão lançados 2010 balões com mensagens sobre a doença, uma ação que irá decorrer simultaneamente noutros países, com o apoio da Federação Internacional da Tiróide.

Será ainda organizado o primeiro curso para profissionais de saúde, que irá abordar a doença nodular da tiróide na prática clínica.

As doenças da tiróide atingem maioritariamente as mulheres (sete vezes mais mulheres do que homens), grávidas e crianças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue