JN País





317 toneladas de tampinhas valem 215 mil euros

CATARINA LIMA

A Lipor já recolheu, desde 2006, 317 toneladas de tampinhas de plástico, que valeram 215 mil euros para apoiar 160 instituições. Só no ano passado a empresa intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto conseguiu cerca de 133 toneladas, ou seja, 90 mil euros que foram usados na compra de material e equipamento ortopédico.

A iniciativa permitiu apoiar 51 instituições e pessoas em nome individual. Ontem, no auditório de Baguim do Monte, Gondomar, a empresa entregou 160 equipamentos: cadeiras de rodas, andarilhos, poltronas, assentos infantis, grades para cama, pendurais, camas articuladas e colchões anti-escaras, entre outro material.

"Um gesto por duas causas"

"É um gesto por duas causas: a solidariedade e o ambiente. Ajudamos instituições e estamos, ao mesmo tempo, a contribuir para o aumento da reciclagem", contou Macedo Vieira, presidente do Conselho de Administração da Lipor.

A operação Tampinhas não tem segredos: a empresa e os municípios associados incentivaram as pessoas a separarem tampas em plástico de embalagens e a entregá-las na Lipor, nas câmaras ou em diversas instituições. Muita gente respondeu afirmativamente ao desafio. E também escolas, municípios e a Sociedade Ponto Verde participaram. O produto de venda das tampinhas reverte integralmente a favor da compra de equipamento ortopédico.

"A adesão tem sido enorme. Tão cedo esta campanha não vai parar", afirmou, com convicção, Macedo Vieira, também presidente da Câmara da Póvoa.

A campanha vai prosseguir, sendo que as pessoas ou instituições que pretendam ajuda podem apresentar candidaturas. Após um processo de selecção pormenorizado, a Lipor escolhe as candidaturas que entende serem as mais adequadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue