DN Ciência

Cientistas mais perto de criar remédio único contra
a malária

Investigadores descobriram uma droga com potencial de tratar, com uma dose única, a malária. A revelação consta de um estudo publicado ontem na revista científica norte-americana Science.

O composto químico, denominado NITD609 e que parece ser mais potente do que os medicamentos usados actualmente, foi já testado em ratinhos e poderá estar disponível para para testes clínicos ainda este ano.

Uma única dose elevada do medicamento curou todas as cobaias infectadas em laboratório. Três dos seis ratos que receberam uma dose mais reduzida foram curados, e a taxa de cura chegou a 90% entre aqueles que tomaram três vezes a droga de menor dosagem, descreve a AFP.

"Estamos exultantes com o novo composto", afirmou Elizabeth Winzeler, co-autora do estudo, professora do Instituto de Pesquisas Scripps e membro do Instituto de Genética da Fundação de Pesquisa Novartis, citada pela mesma agência.

Os métodos de tratamento para a malária actuais exigem que os pacientes tomem o medicamento de uma a quatro vezes por dia de três a sete dias.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2008 houve 247 milhões de casos de malária, doença que causou naquele ano quase um milhão de mortes, a maioria entre crianças em África.

O novo químico foi desenvolvido pela gigante farmacêutica Novartis em parceria com algumas organizações sem fins lucrativos, agências governamentais americanas e de Singapura, bem como com cientistas de universidades dos Estados Unidos, da Suíça, da Tailândia e da Grã-Bretanha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue