i
Ambiente

Esforços mundiais para proteger camada de ozono estão a funcionar

por Marta F. Reis

A camada de ozono estabilizou ao longo dos últimos dez anos. Um relatório do Programa da ONU para o Ambiente e da Organização Mundial de Meteorologia sobre o escudo que protege a Terra dos raios ultravioleta revela que os esforços acordados no Protocolo de Montreal, em 1987, estão a funcionar. Mas apesar da diminuição nas emissões de partículas nocivas, estas preservam-se na atmosfera durante largos anos, e os seus efeitos vão continuar a sentir-se.

O relatório divulgado hoje contou com a participação de 300 cientistas, e a sua publicação coincide com o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. O documento sublinha que, uma vez que as partículas que desgastam o ozono são também potentes gases com efeitos de estufa, o protocolo de Montreal também tem vindo a reduzir as alterações climáticas. O relatório adianta que na última década, o ozono a nível global mas também nas zonas polares deixou de estar a diminuir, tendo estabilizado. Prevê-se que nas regiões polares seja possível recuperar a protecção que existia antes de 1980 até 2050. Nas latitudes médias, as radiações ultravioleta a superfície mantiveram-se constantes ao longo das últimas décadas.

Já o buraco de ozono na Antárctida é uma preocupação maior, e já está a ter impactos visíveis na temperatura e nos ventos registados à superfície. O relatório destaca que foi possível eliminar quase por completo aquele foi sempre apontado como o principal inimigo da camada de ozono: os clorofluorcarbonetos. O alerta surge contudo para os hidroclorofluorocarbonetos, e sobretudo para o HCFC-22, usado ao longo dos últimos 40 anos em sistemas de aquecimento e refrigeração. Em 2007/2008, esta substância aumentou 50% mais depressa na atmosfera do que no biénio 2003/2004

"A lacuna entre a realidade científica e a nossa ambição está estimada em cerca de 4,7 giga toneladas de CO2, algo que precisa de ser resolvido urgentemente na próxima década se queremos que a temperatura aumente menos de 2ºC."

Comentários

Mensagens populares deste blogue