SAÚDE&LAR

Massagem e alívio do stresse

missing image fileSegundo um estudo realizado nos Estados Unidos, os pacientes com doença oncológica avançada que recebam regularmente massagens dadas pelo cônjuge ou familiar revelam uma diminuição do seus níveis de stresse. Na investigação, que foi financiada pelo Instituto Nacional do Cancro dos EUA, foram formados 97 familiares de doentes oncológicos, sendo-lhes ensinado como deveriam administrar as massagens aos seus familiares doentes. Entre o grupo de doentes havia 21 tipos de cancro, sendo que mais de metade eram cancros da mama e mais de metade em fase avançada da doença.

A experiência foi avaliada durante quatro semanas, tendo-se verificado que cerca de 80% dos que receberam uma massagem diária de 14 minutos ou mais, apresentaram níveis menores de stresse, enquanto que apenas 15% dos que receberam massagens mais curtas apresentaram níveis semelhantes na intensidade do stresse.
Quantitativamente, o estudo verificou que a massagem diária de 14 minutos (ou mais), diminuía em 44% os níveis de ansiedade, em 32% a fadiga, em 31% a depressão e em 29% as náuseas.
Dado que a formação foi feita através de um programa de DVD, os familiares que pretendam podem consultar alguns excertos do filme denominado “Touch, Caring and Cancer: Simple Instructions for Family and Friends”, que está disponível em inglês e castelhano (entre outros idiomas) no sítio: www.partnersinhealing.net.
American Psychosocial Oncology Society (Relatório)/S&L

Comentários

Mensagens populares deste blogue