PÚBLICO

Estudo publicado no British Journal of Cancer

Vacina contra cancro do colo do útero mostra-se eficaz depois dos 24 anos

Por Romana Borja-Santos


A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), precursor do cancro do colo do útero, afinal também pode ser eficaz em mulheres com mais de 24 anos. Esta é uma das principais conclusões de um estudo que acaba de ser publicado no British Journal of Cancer.
Em Portugal já foram vacinadas 243 mil adolescentes e mulheres Em Portugal já foram vacinadas 243 mil adolescentes e mulheres (Foto: Joana Bourgard/arquivo)
Os resultados preliminares do mesmo estudo já indicavam esta possível conclusão. A investigação resulta do culminar de um trabalho que envolveu cerca de 4000 mulheres entre os 24 e os 45 anos que foram seguidas durante quatro anos. Algumas das mulheres receberam vacinas placebo e outras as três doses da vacina contra o HPV necessárias para a imunização ser eficaz. A vacina utilizada chama-se Gardasil e pertence à farmacêutica Merck, que comparticipou o estudo. Existe, contudo, uma outra vacina, a Cervarix, da GlaxoSmithKline.

“Muitas mulheres perguntavam o que se passava com a vacina e se poderiam tomá-la ou não e este estudo responde definitivamente a essa pergunta”, explicou ao diário espanhol El Mundo Xavier Castellsagué, do Instituto Catalão de Oncologia e um dos responsáveis pelo estudo, que decorreu em Espanha e em países como França, Colômbia ou Tailândia. E acrescentou: “Os resultados são robustos e mostram uma grande eficácia, que chega até aos 89 por cento. Além disso, sabemos que a resposta é imunogénica e segura”.

Inicialmente, quando surgiu, a vacina foi aplicada apenas a adolescentes que não tivessem ainda iniciado a vida sexual, por não terem estado em contacto com o HPV. Mas os estudos em populações mais alargadas têm provado que a vacina contra o vírus do papiloma humano é eficaz nas mulheres mais velhas, de tal forma que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já alargou as recomendações. No ano passado a EMA passou a recomendar a vacina contra o cancro do colo do útero a todas as mulheres até aos 45 anos, e não apenas até aos 26, tendo Portugal feito também esta adaptação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue