John Le Carré distinguido por conjunto da obra

O escritor britânico John Le Carré, o jornalista polaco Adam Michnick e a grande dama do teatro francês Ariane Mnochkine recebem, este domingo, a medalha Goethe, numa cerimónia que se realiza em Weimar, na Alemanha.


John Le Carré distinguido por conjunto da obra
Le Carré, cujo verdadeiro nome é David Cornwell

O anúncio foi feito a 20 de Junho pelo Instituto Goethe, que anualmente atribui o galardão a personalidades que se tenham distinguido na divulgação da língua e da cultura alemãs no estrangeiro e no intercâmbio cultural internacional.

Le Carré, cujo verdadeiro nome é David Cornwell, foi premiado pelo conjunto da sua obra, que "reflecte as linhas dos conflitos políticos da guerra-fria" e na qual destacou o papel da Alemanha durante essa época, indicou o Instituto Goethe em comunicado, citado pela agência Efe.

"O mestre da novela criminal política e psicológica condensou literariamente o difícil papel da Alemanha na guerra-fria", disse o instituto alemão.

Quanto ao jornalista Adam Michnick, salienta-se o seu papel na dissidência polaca durante a era comunista, bem como o seu contributo para a transição para a democracia nas páginas do diário Gazeta Wyborcza, de que é chefe de redacção.

Ariane Mnochkine será distinguida pelo papel que desempenhou à frente do Théâtre du Soleil - que fundou há 40 anos -, com encenações em que se destacam as relações e os conflitos entre as diversas culturas.

A medalha Goethe foi criada pelo Instituto Goethe em 1954 e desde 1975 é reconhecida pela República Federal da Alemanha como uma ordem oficial.

Desde a sua criação, foram distinguidas com a medalha 326 personalidades, entre as quais o cineasta norte-americano nascido na Áustria-Hungria Billy Wilder, o filósofo britânico de origem austríaca Karl Popper, o escritor espanhol Jorge Semprún e o maestro e pianista argentino-israelita Daniel Barenboim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue