Correio da Manhã

Macedo de Cavaleiros: Idosos carentes de serviços e transportes

Presidente da Junta dá consultas de graça

Todas as sextas-feiras, os habitantes de Talhas, em Macedo de Cavaleiros, deslocam-se à Casa do Povo da aldeia, onde aguardam, ansiosos, pela chegada do presidente da Junta. O que procuram não é o autarca, nem tão-pouco pretendem resolver assuntos relacionados com a freguesia. Esperam pelo médico, o "dr. Benjamim", eleito em Outubro último e que decidiu consultar gratuitamente os habitantes da freguesia, maioritariamente idosos, carentes de serviços de saúde e transportes públicos. É que para terem uma consulta no médico de família têm que se deslocar ao Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros. O autocarro só vai à aldeia três vezes por mês e o táxi custa trinta euros.

Já quem precise de cuidados no Hospital de Bragança tem de desembolsar cinquenta euros, acrescidos das despesas na farmácia. Gastos que deixam praticamente vazios os bolsos de quem já recebe exíguas reformas. Por isso, dizem que ter um médico grátis, uma vez por semana, foi o melhor que lhes podia ter acontecido. Teresa Rodrigues ou ‘Aninhas’, como carinhosamente é tratada pelo médico, foi à consulta, pela primeira vez, na semana passada, mas há muito que conhece o "senhor doutor". "É uma jóia, este homem", comenta, enquanto a enfermeira lhe avaliava a tensão arterial e mede a glicemia. "Mais do que de uma relação entre médico e paciente é uma relação entre amigo, entre pessoas que se conhecem desde sempre", explica o médico Benjamim Rodrigues, Ortopedista de especialidade, mas que dá consultas de Clínica Geral.

Comentários

Nayra Vaz disse…
Se fosse no Brasil, esse bom homem, estaria em risco de perder a licença para trabalhar como médico.Aqui o Conselho Federal de Medicina, proibe que um profissional da área de medicina pratique medicina sem cobrar.Eles estabelecem uma tarifa mínima e máxima e não permitem atos como o do DR. Benjamim.Parabéns ao Dr. Benjamim e a Portugal.

Mensagens populares deste blogue