DN Nutrição

Já há 246 mil alunos a comer fruta nos intervalos

por LUÍS MANETA

Já  há 246 mil alunos a comer fruta nos intervalos

Projecto de combate à obesidade infantil já arrancou em três mil escolas do País

Mariana, 9 anos, já se habituou a intervalos diferentes na Escola Básica de Portel: duas vezes por semana, antes da brincadeira, há que comer uma peça de fruta. Nada de bolos ou bolachas na altura do lanche.

"Os professores explicaram-me que a fruta permite aos meninos terem uma alimentação mais saudável", diz a mãe, Rute Farinha, assegurando que a Mariana aderiu com "facilidade" à ideia.

"Cada dia é entregue uma peça diferente. No primeiro foi banana, no segundo maçã. Ela disse-me que comeu tudo antes de ir brincar", acrescenta Rute Farinha. Com "os colegas a darem o exemplo e a autoridade do professor", é mais fácil ensiná-los a terem hábitos mais saudáveis

Iniciativa da Plataforma contra a Obesidade, o Regime de Fruta Escolar arrancou este ano em mais de três mil escolas de cerca de 200 municípios, abrangendo 246 mil alunos.

"Nada mau para o ano de arranque", diz Ana Isabel Rito, investigadora do Instituto Nacional de Saúde (INSA) e responsável pelo projecto contra a obesidade infantil na Direcção-Geral da Saúde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue