BBC Brasil

Notícia boa? Boa noite!

Lucas Mendes em ilustração de Baptistão

Notícia boa no fim do telejornal não é novidade.

Mesmo no meu tempo de Jornal Nacional havia um empenho para fechar o jornal - o Boa Noite - com uma boa notícia. Hoje elas são cada vez mais raras e preciosas.

A imprensa americana levou tantas bordoadas sobre o noticiário econômico negativo e pessimista que algumas redes apelaram para a audiência: "Nos mandem boas notícias. Elas não cabem nos jornais".

Em Humboldt , no Kansas, BN, a fábrica de Joe Works perde dinheiro como nunca, mas ele não demitiu nenhum empregado. Fazem ganchos de reboques e o depósito está entulhado de ganchos encalhados.

O dono conhece a maioria dos seus empregados há muitos anos, alguns são amigos de infância e não há porque pagá-los para ficar à toa na fábrica. Para não demitir, decidiu investir na cidade. Dezenas de empregados vão para as ruas podar árvores, consertar playgrounds, reconstruir o campo de beisebol, pintar postes, igrejas, tapar buracos. Fazem de tudo e bem. No meio da recessão, Humboldt está pobre, mas mais bonita do que nunca.

Em Denver, no Colorado, o dono de um café decidiu que come e bebe quem quer, paga quem pode. O balcão transbordou, mas ele garantiu a oferta e quando a notícia foi ao ar na NBC recebeu 4 mil e-mails e US$ 20 mi em doações num dia.

Em Canapolis, na Carolina do Norte, o dono do cinema GEM criou um estímulo semelhante: na quarta-feira, o cinema é de graça. Novecentas pessoas podem entrar sem pagar ou deixar uma contribuição para instituições de caridade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue