1,8 milhões para dar prioridade a quem anda a pé
ANA CORREIA COSTA

Mais zonas de circulação pedonal e menos carros. Assim será recriada uma parte do centro da cidade de Santo Tirso. "Dar a prioridade ao peão sobre o automóvel" é, segundo a arquitecta Graça Nieto, o objectivo do projecto "Inventar a cidade".

Uma fatia de um investimento de 1,8 milhões de euros permitirá requalificar a Praça General Humberto Delgado, frente ao Tribunal, e a contígua Rua de D. Nuno Álvares Pereira, resolvendo, por um lado, o problema do trânsito nos cruzamentos junto ao Palácio da Justiça e, por outro, transformando aquela praça e o troço final da Avenida de S. Rosendo, em áreas dedicadas à circulação de peões.

"A ideia é construir um eixo pedonal", esclareceu Graça Nieto, coordenadora do projecto de arquitectura. Essa ligação compreenderá ainda a Praça Conde de S. Bento (frente à General Humberto Delgado) e o Largo Coronel Baptista Coelho, estendendo-se até ao Parque D. Maria II. Pretende-se, por isso, "reforçar o uso do espaço público e fomentar a continuidade do comércio de rua", disse o presidente da Câmara, Castro Fernandes. A obra vai ser agora lançada a concurso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue