PÚBLICO

Guimarães Jazz 2009
Não há como dizê-lo de outra forma: o Guimarães Jazz é um dos maiores acontecimentos do género em Portugal, senão o maior. Mais um ano, mais uma programação luxuosa e - prevê-se - mais uma enchente de público. A 18.ª edição decorre entre 12 e 21 de Novembro e conta com estrelas como Jimmy Cobb, Hank Jones, Branford Marsalis, Dave Holland, Cassandra Wilson e Dave Douglas.
A primeira ronda do festival abre, dia 12, com uma homenagem muito particular a Miles Davis. Há cinquenta anos, o jazz via nascer uma das suas obras-primas: "Kind Of Blue". Essa edição é celebrada pelo colectivo Kind Of Blue At 50, liderado pelo baterista Jimmy Cobb, um dos músicos originais. No dia seguinte, o lendário Hank Jones dá uma lição sobre como explorar as imensas potencialidades da formação clássica do trio piano- contrabaixo-bateria, apostando fortemente na improvisação. O senhor que se segue, dia 14, é Branford Marsalis, saxofonista norte-americano que fez parte dos Jazz Messengers de Art Blakey e não falha em arrancar elogios à crítica pela qualidade do seu trabalho e dos músicos de que se faz rodear (como é o caso do quarteto com que se apresenta).

Para a segunda ronda de concertos, o festival reserva um conjunto de propostas que tanto revelam novos talentos, como reafirmam apostas antigas. A primeira (dia 18) vem do Quinteto de George Colligan, promissor pianista que a All About Jazz descreve como "um dos segredos mais bem guardados do jazz". O dia seguinte é para conhecer The Overtone Quartet, de um dos mais excepcionais compositores, arranjadores e contrabaixistas do jazz: Dave Holland. A 20, Cassandra Wilson leva ao festival o seu jazz contaminado de pop e blues, num concerto que promete passar em revista os grandes momentos da sua carreira. O remate, a 21, fica entregue ao concerto em que Dave Douglas, unanimemente considerado pela crítica um dos mais notáveis e originais trompetistas de jazz da actualidade, se junta a Jim McNelly e à Blood Sweat Drum n Bass Big Band.

Quem for ao Guimarães Jazz pode contar, além dos concertos, com oficinas e as habituais "jam sessions". Porque o festival também é um ponto de troca de aprendizagens e experiências, é imperativo conferir a apresentação, dia 15, do Projecto TOAP/Guimarães Jazz, que junta músicos portugueses e estrangeiros - Bernardo Sassetti, Ohad Talmor, Demian Cabaud e David Weiss - em momentos que ficarão registados para futura edição. Outra proposta interessante é a actuação da Big Band da ESMAE, em que os jovens músicos que frequentaram as oficinas lideradas por George Colligan mostram o que valem e o que aprenderam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue