Terra vai dar sustento a 41 famílias carenciadas

HERMANA CRUZ

Câmara da Maia inaugura hoje, domingo, a primeira horta do país destinada ao consumo e à venda de produtos biológicos.

No rosto do casal Mimosa e Figueiredo transparece o nervoso miudinho de quem está mortinho por deitar as mãos à obra mas ainda não pode fazê-lo. "O nosso talhão é logo o primeiro", evidenciam os dois, com orgulho. Já têm tudo planeado. Cada semente a usar e o que plantar em cada cantinho dos 100 metros quadrados a que tiveram direito. "Vamos plantar morangos, cebolas e todo o tipo de verduras. Enfim, as miudezas", adiantam.

Ao contrário da maior parte dos 41 maiatos que ganharam uma parcela na primeira horta de subsistência do país, que hoje vai ser inaugurada, na Rua da Igreja, na Freguesia de Santa Maria de Avioso, o casal Mimosa e Figueiredo já tem experiência nestas lides. "Temos toda a espécie de árvores de fruto no nosso quintal, desde pessegueiros, a laranjeiras e macieiras. Não tínhamos era espaço para as plantar miudezas", explicam, assim, porque decidiram aderir a um projecto, criado pela Câmara da Maia em parceria com a Lipor e que, segundo o autarca Bragança Fernandes, é "pioneiro no país".

Para aqueles que, ao contrário dos proprietários do Lote 1, não têm qualquer experiência, a Autarquia vai promover cursos de formação e colocar técnicos na Horta do Castêlo da Maia para dar apoio. Tudo será gratuito, desde a água à electricidade usada até às ferramentas. É que, o projecto destina-se a famílias carenciadas do concelho, com um orçamento anual inferior a 20 mil euros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue