O soutien errado e a coluna

Os médicos alertam que as dores nas costas afectam sete em cada dez portuguesas. O soutien errado pode não só causar desconforto e complexos, mas tem influência para a saúde e bem-estar da mulher.

O especialista da British Chiropractic Association (BCA), Tim Hutchful alerta que «Um soutien errado pode fazer mal à saúde» e lembra: «Os soutiens são como pontes suspensas, é preciso um soutien bem pensado em termos de engenharia para que os ombros não sejam sobrecarregados e para garantir que o peso é bem distribuído». Soutiens que não sejam do tamanho correcto vão afectar os ombros e o peito e seguramente vão provocar dores nas costas.

Num artigo intitulado «O seu soutien está a pô-la doente?» o osteopata Jon-Morton Bell nota que se uma mulher está inclinada para a frente devido a um apoio insuficiente do soutien, o músculo trapézio (na região posterior do tronco e do pescoço) pode ficar demasiado esticado e causar dores de cabeça. Mais: «Dado que todas as raízes nervosas surgem da coluna, é normal sofrer distúrbios do estômago e sensação de fadiga». Tudo isto por causa de um mau soutien.

A fisiatra Maria João Andrade do Hospital Geral de Santo António (Porto) confirma que «um mau soutien pode ter implicações na saúde», sublinhando a importância deste apoio em todos os casos e sobretudo quando estamos perante «grandes volumes mamários». «Há mulheres que não escondem um grande volume, mas há também aquelas que se encolhem e que se debruçam sobre si mesmas. O resultado são problemas de postura». A especialista admite que já viu vários casos desde «alças de soutiens que seguram peso a mais e que rasgam sulcos nos ombros até colunas desviadas pela força de uma postura incorrecta, e muitas dores de costas pelo meio».

Todos os citados vêm do artigo do Público de 28 de Janeiro de 2009: «Um soutien errado pode fazer mal à saúde» da Andrea Cunha Freitas

Comentários

Mensagens populares deste blogue