JN
Cultura
Museu de Varsóvia dedicado a Chopin reabriu


O Fryderyk Chopin Museum reabriu hoje, segunda-feira, ao público em Varsóvia, remodelado e mais interactivo, no dia em que se celebram os 200 anos do nascimento do compositor franco polaco.
Criado nos anos 1930, o museu foi reformulado e reabriu esta segunda-feira, apresentando a maior colecção de objectos, peças, esculturas, manuscritos e cartas pertencentes a Chopin e que retratam a vida e o percurso musical do compositor.
A exposição conta a infância do músico em Varsóvia, a vida em Paris e os últimos anos de vida, desvendando o piano no qual compôs as derradeiras obras e a reprodução de uma máscara do seu rosto.
A remodelação do museu pretende colocá-lo numa "Rota de Chopin", dedicada aos locais que inspiraram o compositor Quem passar por este museu, considerado um dos pontos turísticos do centro de Varsóvia, irá ainda sentir o perfume das violetas, a flor de eleição de Chopin.
A remodelação do museu custou cerca de 20 milhões de dólares e pretende colocá-lo numa "Rota de Chopin", dedicada aos locais que inspiraram Chopin a compor. O aniversário do nascimento de Chopin é celebrado esta segunda-feira, dia 01 de Março, embora tenha sido registado a 22 de Fevereiro de 1810.
Fréderic Chopin nasceu a 01 de Março de 1810 na aldeia polaca de Zelazowa Wola, na região de Varsóvia, tendo sido considerado um "menino-prodígio", tendo começado a actuar em público com sete anos. Aos 20 anos partiu para França, país natal do seu pai, e em Paris fez carreira como intérprete, professor e compositor, tendo adoptado a versão francesa do seu nome, Frédéric-François Chopin. Morreu novo, aos 39 anos, mas deixou uma obra para piano que é considerada de referência, poética, melancólica, romântica e delicada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue