Alternativa ao  sal
Sol
Outros temperos
Alternativa ao sal
Ervas, especiarias e até algas são alternativa ao sal. E temperar as saladas com vinagre de ameixa ou usar sementes de sésamo tostadas são outras duas formas de reduzir o consumo de sal




«Salgar não é a única forma de dar paladar à comida. Esta deve ser também picante, amarga e doce», diz Ana Isabel Almeida, especialista em comida vegetariana. Explica que o truque é dar a cada prato um sabor diferente com a ajuda de ervas aromáticas e especiarias: por exemplo «usar muito o caril, o açafrão e os cominhos, e não privilegiar tanto o sal como a culinária portuguesa».

A opção por estes temperos é uma forma de seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que, desde 2006, defende o slogan 'less salt, less risk', ou seja, 'menos sal, menos risco', de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. O objectivo é levar as pessoas a consumir menos de cinco gramas de cloreto de sódio por dia. Em Portugal, significa reduzir para quase metade o seu consumo.

A tarefa é simples para quem adoptar as estratégias da alimentação ayurvédica, que até usa as ervas aromáticas e as especiarias como «ferramentas terapêuticas e preventivas», diz Valter Cardim, pioneiro do sistema ayurvédico em Portugal há quase 20 anos.

O sal não é ignorado, até porque em «quantidades moderadas» estimula a digestão, alivia a ansiedade e tem um poder laxante. Mas é muitas vezes substituído por algas, marisco, moluscos e peixes de águas salgadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue