Estudo
Nozes, avelãs e amêndoas
reduzem colesterol e risco de doenças cardiovasculares

Sol/Lusa
Um estudo desenvolvido por especialistas e publicado no Arquivo de Medicina Interna dos Estados Unidos revelou que o consumo de nozes, avelãs e amêndoas contribui para a diminuição do colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares
Segundo os autores de 25 estudos clínicos, publicados na segunda-feira, as nozes são ricas em proteínas vegetais, fibras, sais minerais e vitaminas.
«O consumo desses frutos é o tema de uma série de investigações, devido à sua capacidade para reduzir o colesterol no sangue e reduzir o risco de doenças cardiovasculares», disse Joan Sabate, uma das autoras do estudo.
Joan Sabate analisou os 25 estudos clínicos obtidos no âmbito de uma investigação realizada em sete países e aplicada em 583 homens e mulheres com níveis elevados ou baixos de colesterol que tiveram de consumir aquele tipo de frutos secos.
Os participantes consumiram uma média de 67 gramas de amêndoas, nozes ou outros frutos secos num dia, que confirmou uma redução de 5,1 por cento no nível médio de colesterol total.
As gorduras no sangue diminuíram 10,2 por cento nos indivíduos que apresentavam níveis muito elevados e menor percentagem naqueles com níveis mais baixos.
«O maior efeito do consumo de amêndoas, nozes e outros frutos foi observado nos indivíduos com altos níveis colesterol, índice de massa corporal baixo e uma dieta ocidental»
, adiantaram os autores do estudo.
Os resultados desta análise «reforçam a inclusão destes frutos na alimentação terapêutica para melhorar os níveis de colesterol (...) porque eles têm o potencial para reduzir o risco de doença cardíaca coronariana», concluíram.

Comentários

Mensagens populares deste blogue