JN Aveiro

Uma padaria de Fiães, Santa Maria da Feira

Bebé nasceu "no meio" dos pães

Mãe e dois familiares bateram à porta de padaria a pedir ajuda durante a madrugada
SALOMÃO RODRIGUES

Uma padaria de Fiães, Santa Maria da Feira, transformou-se em maternidade improvisada na madrugada de ontem. Três bombeiros dos Voluntários de Lourosa foram os parteiros, enquanto no forno coziam os pães. Diana só precisou de três minutos para nascer.

Na Padaria Moderna, a madrugada começou igual a tantas outras, com os oito homens que ali trabalham a preparar mais uma fornada de 1200 pães. Mas a rotina acabaria por ser interrompida pelas 1.15 horas, quando uma mulher de 22 anos e dois familiares bateram à porta a pedir ajuda. "Vimos que a senhora estava para ter o filho. Dissemos para entrar e acomodámo-la a um canto junto ao forno, enquanto chamámos os bombeiros" contou, ao JN, um dos proprietários do estabelecimento, Mário Valinho.

Uma equipa de três homens dos Voluntários de Lourosa chegaram ao local em poucos minutos, mas já não tiveram tempo de transportar a mulher ao hospital.

"A criança estava para nascer e tivemos que fazer ali o parto", recordou Manuel Ferreira, bombeiro. "A cabeça já estava de fora e tive que puxar o bebé de imediato. Foi tudo muito rápido e o nascimento não durou mais do que três minutos" afirmaram Vítor Sabat e Rui Santos, os outros dois voluntários.

"Não podia deixar queimar"

Enquanto decorria o parto, a menos de dois metros Mário Valinho tratava da fornada, que estava quase pronta. "Mandei os funcionários para fora, mas não podia deixar a fornada a queimar. A criança nasceu ao mesmo tempo que eu tratava do pão. Foi muito emocionante", sublinhou.

Também os três bombeiros, que pela primeira vez fizeram um parto, se mostravam emocionados: "Foi um momento único que não vamos esquecer". A equipa da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) da Feira acabaria por tomar conta da bebé e da mãe, que foram transportadas para o hospital, estando ambas de boa saúde.

"Os nossos bombeiros recebem acções de formação e estão preparados para responder a qualquer situação", afirmou o comandante José Oliveira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue