CM Estado da Nação

Exportação de calçado acelera

É caso para falar de um sector em contraciclo. As empresas portuguesas de fabrico de calçado atravessam nesta altura o melhor período dos últimos 10 anos, sobretudo no que toca à vertente da exportação.

Por:Secundino Cunha

O presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), Fortunato Frederico, refere, em declarações ao Correio da Manhã, que "os indicadores são muito positivos", assegurando que "são poucas as empresas que, para satisfazerem prazos das encomendas, não têm necessidade de se socorrer de trabalho extraordinário".

Em 2009, o volume de exportações do calçado português atingiu os 1300 milhões de euros, devendo neste ano, pelas contas dos industriais, ultrapassar os 1500 milhões, atingindo o melhor registo da década.

"O sector emprega 35 mil pessoas, e posso assegurar-lhe que serão poucos os trabalhadores que não são convidados a fazer horas extras tal é o volume de encomendas do estrangeiro, nomeadamente da França, que é o país que mais importa", disse ao CM Fortunato Frederico.

De resto, se o final de 2009 não tivesse ficado marcado pelo fim da Rhode e pela estagnação da Aerosoles, os números seriam ainda, efectivamente, melhores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue