JN

Defesa do Tejo merece prémio em Espanha

O movimento proTEJO recebe hoje, domingo, o prémio espanhol “Padre Tajo 2010”, atribuído pela Plataforma em Defesa dos Rios Tejo e Alberche, como reconhecimento “pelo trabalho na defesa, recuperação e valorização do Rio Tejo”.

A Plataforma, com sede em Talavera de la Reina, Espanha, organiza a cerimónia de hoje, domingo, para celebrar o primeiro aniversário da manifestação “Pelos Nosso Rios, Pelo Nosso Futuro”, que juntou cerca de 40 mil pessoas, entre elas membros do proTEJO.

Paulo Constantino, porta-voz do proTEJO, afirmou à Lusa que o recebimento do prémio é “um acto simples, mas que reivindica o protagonismo da cidadania naquela data histórica e reafirma a vontade de continuar a lutar em defesa dos nossos rios de forma coesa”.

Há um ano, cidadãos de Portugal e Espanha uniram-se em manifestação para alcançar objectivos traçados na Carta Reivindicativa Ibérica.

Nesta é pedido que se cumpra a Directiva Quadro da Água e que sejam revistos os caudais mínimos definidos no Convénio de Albufeira para os rios partilhados por Espanha e Portugal. De igual modo é ali reivindicado que a política de transvases seguida por Espanha seja “progressiva e totalmente substituída”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue