TSF Energia

DECO lança petição para acabar com extras nas tarifas de electricidade

A DECO lança, esta quinta-feira, uma petição para acabar com os extras nas tarifas da luz, já que 42 por cento da factura nada tem a ver com o consumo de electricidade.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) fez as contas e concluiu que apenas 58 por cento da tarifa cobrada ao consumidor doméstico representa, de facto, aquilo que foi consumido. Os outros 42 por cento são considerados custos de interesse geral e pesam cada vez mais na factura final.

A DECO entende que esta realidade é uma injustiça que tem de ser corrigida e, por isso, lança uma petição para pedir que a situação seja reavaliada.

O secretário-geral da DECO explicou que os custos de interesse geral, como «apoios às energias renováveis - que são 800 milhões de euros -, rendas para os municípios, rendas dos terrenos das REN e garantias de potência», representam «milhões de euros pagos pelos consumidores».

Para Jorge Morgado, é «fundamental que o Governo reavalie estes valores», porque «alguns dos custos de interesse geral devem acabar, ser reavaliados e claramente diminuídos».

«Em Espanha já se fez isso e estão a acabar os custos de interesse geral», lembrou, frisando que esta medida é essencial num «momento dramático» para as famílias portuguesas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue