PÚBLICO Economia

Prémio internacional

Instituto Pedro Nunes é a melhor incubadora de base tecnológica a nível mundial
O Instituto Pedro Nunes (IPN), venceu o prémio internacional de Melhor Incubadora de Base Tecnológica do mundo, evidenciando-se entre cinquenta concorrentes de 26 países, anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Em comunicado, citado pela Lusa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra anunciou que a “atribuição deste prémio é baseada na análise de uma combinação de 25 indicadores de performance da própria incubadora e das empresas incubadas”.

A instituição foi premiada pelos “excelentes resultados” ao nível de um modelo de negócio autosustentado com forte retorno do investimento público, de uma taxa de sobrevivência das empresas incubadas superior a 80 por cento, por um volume de negócios agregado superior a 70 milhões de euros, e na criação de mais 1500 postos de trabalho directos, “muito qualificados”, desde o seu inicio de actividade.

O concurso decorreu entre quinta e sexta-feira, em Liverpool, Inglaterra, durante a 9.ª conferência anual sobre boas práticas em incubadora de base tecnológica e envolveu cinquenta incubadoras de 26 países.

Já no final de 2008, conforme escreveu o PÚBLICO na altura, o IPN tinha ficado em segundo lugar no concurso “Best Science Based Incubators”, que decorreu em Paris e envolveu 53 incubadoras provenientes de 23 países diferentes. A vencedora foi então a incubadora italiana da “Città della Scienza”, em Nápoles.

A funcionar desde 1996, a incubadora do IPN conseguiu já apoiar o lançamento de mais de 130 projectos empresariais, a maioria dos quais são “spin-off’s” de universidades, com destaque para a Universidade de Coimbra. No total, mais de mil postos de trabalho directos, altamente qualificados, foram criados, gerando um volume de negócios que, em 2008, chegou aos 50 milhões de euros. Foi a partir daqui que surgiram empresas como a Critical Software ou a Crioestaminal.

Raio-X da IPN-Incubadora

• Surgiu em 1996, em Coimbra, para promover a criação de empresas de base tecnológica oriundas de instituições de ensino superior, do sector privado e de projectos de investigação em consórcio com a indústria.

• Foi eleita a segunda melhor incubadora do mundo no concurso “Best Science Based Incubators” no final de 2008, organizado pela Technopoly Network (rede gerida por vários centros de investigação), com um júri formado por peritos e cientistas.

• Foi criada pelo Instituto Pedro Nunes e pela Universidade de Coimbra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue