Correio da Manhã

Cancro: Taxa de cura é mais elevada do que com a técnica convencional

Radiação mais eficaz

Destruir o tumor através da radiação sem prejudicar os órgãos envolventes é agora uma realidade. O novo tratamento de radioterapia já está a ser feito no IPO do Porto, onde cinco doentes estão a seguir esta técnica.

Por:Ana Sofia Coelho

O tratamento RapidArc é recente e foi desenvolvido nos Estados Unidos da América. Desde 4 de Abril está a ser aplicado naquela unidade do Porto, precisamente um mês depois da inauguração do novo Serviço de Radioterapia. "A radioterapia convencional é feita com um acelerador, que acelera partículas radioactivas e consiste numa cabeça através da qual emite radiação. A diferença neste tratamento é que essa cabeça [gantry] faz movimentos de 360 graus e vai emitindo radiações através das multifolhas [pequenas folhas de aço] que mexem e fazem formas diferentes de campos de tratamento, protegendo os órgãos normais e permitindo a passagem da radiação para o tumor", explicou a directora do Serviço de Radioterapia do IPO do Porto, Helena Gomes Pereira.

Para já, estão a ser seguidos cinco pacientes. "O tratamento será alargado a todos os doentes que precisem dele e tenham indicação para tal. É todos os dias por um determinado número de semanas. A taxa de cura é mais elevada e a toxicidade é menor do que no tratamento convencional", disse.

No futuro, o mesmo tratamento será aplicado em superfícies irregulares, como a mama.

Comentários

Mensagens populares deste blogue