Diário de Notícias
Suíça

Governo quer eliminação de centrais nucleares até 2034

por Lusa

O governo suíço recomendou hoje ao Parlamento a não substituição das centrais nucleares quando terminar o seu período operacional, o que implicará a sua eliminação progressiva até 2034.

"O conselho federal [governo] deseja continuar a garantir uma segurança elevada do abastecimento energético na Suíça, mas sem o nuclear a médio prazo", indicou num comunicado. A decisão foi tomada pelos sete conselheiros federais que estiveram reunidos hoje de manhã em Berna. "As centrais nucleares actuais serão encerradas no final do seu período de exploração e não serão substituídas", adiantou o governo suíço, argumentando que um "abandono progressivo é tecnicamente possível e também suportável do ponto de vista económico".

A Confederação, que calcula o período de exploração em 50 anos, tem cinco reactores nucleares, todos localizados na parte alemã do país. De acordo com as recomendações feitas hoje pelo governo, a central de "Beznau I deve sair da rede em 2019, Beznau II e Muhleberg em 2022, Goesgen em 2029 e Leibstadt em 2034".

O Parlamento segue geralmente as decisões do governo. A partir de 08 de Junho os deputados devem legislar sobre o assunto, esperando-se uma decisão final em meados do mês.

Comentários

Mensagens populares deste blogue