Correio da Manhã

Rob Summers, de 25 anos, conseguiu recuperar o andar, a função sexual e o controlo da bexiga

Rob Summers foi atropelado por um carro em 2006

Paraplégico volta a andar

Afinal nem sempre é o cérebro a controlar o movimento. A recente descoberta devolveu o andar a Rob Summers, um americano de 25 anos, paraplégico.

Por:Ana Carvalho Vacas

Graças a uma técnica de estimulação eléctrica da medula espinal, através de um aparelho implantado ao fundo das costas, esta jovem estrela do basebol conseguiu levantar-se e dar os primeiros passos, cinco anos após ter sido atropelado por um carro desgovernado que lhe esmagou a parte inferior do corpo. Além de ter recuperado o movimento das pernas, Rob recuperou a sua função sexual e o controlo da bexiga.

Foram dois anos de treino intensivo, em que o jovem esteve suspenso de pé em cima de uma passadeira, enquanto uma equipa de fisioterapeutas e neurologistas estimulavam o seu sistema neurológico a andar.

"Para pessoas com mobilidade reduzida este tipo de notícias abre uma esperança sem limites mas ainda é cedo para fazer juízos de valor", descreve ao CM o neurocirugião José Manuel Brás, que pede serenidade pois falta saber se esta técnica, por enquanto aplicada a uma situação pontual, pode ser estendida a outras situações de lesão medular. O caso está explicado na revista médica ‘The Lancet’.

Comentários

Mensagens populares deste blogue