Correio da Manhã

Investigação: Doença afecta entre 500 a mil portugueses todos os anos

Ciência descodifica genes da leucemia

Investigadores espanhóis identificaram quatro genes-chave da leucemia linfática crónica, uma doença que atinge entre 500 e mil portugueses todos os anos, principalmente com mais de 60 anos. A descodificação do genoma é um passo importante no conhecimento da doença e pode abrir caminho para novos tratamentos.

Por:Cristina Serra

O trabalho dos investigadores espanhóis da Universidade de Oviedo foi publicado na revista ‘Nature’. As conclusões da descoberta apontam para a ‘chave’, que parece estar em quatro genes.

Os investigadores identificaram o ADN de células cancerosas e de células sãs de quatro doentes que sofrem daquele tipo de leucemia, a mais comum nos países ocidentais.

Mediante ferramentas criadas para a investigação e graças a um novo algoritmo, designado Sidrón, os investigadores analisaram as alterações dos genes presentes em 363 pessoas com leucemia linfática crónica e identificaram quatro alterações recorrentes presentes entre dois a doze por cento dos doentes.

Um dos desafios da genética do cancro é determinar quais as mutações que têm um papel importante na origem do tumor. "A complexidade molecular da doença é esmagadora", diz López-Otín, da Universidade de Oviedo e um dos autores da investigação.

López-Otín diz que "a informação do genoma não representa ainda a cura rápida nem definitiva do cancro, mas a possibilidade de oferecer aos oncologistas todos os dados sobre cada tumor e cada paciente". A equipa de investigadores identificou até hoje 25 genomas e espera aumentar esse número.

Comentários

Mensagens populares deste blogue