JN Mundo

Mulheres desafiam proibição de guiar na Arábia Saudita

Um grupo de mulheres sauditas desafia, sexta-feira, décadas de opressão sobre a proibição de conduzir e pediu às cidadãs do país que possuam carta de condução para aderirem ao protesto Mulheres ao Volante.

foto SERGEI SUPINSKY/AFP
Mulheres desafiam  proibição de guiar na Arábia Saudita
Activistas da FEMEN protestam frente à embaixada da Arábia Saudita, em Kiev, com dizeres "Deixem passar" e "Carros para mulheres e camelos para homens"

A campanha, designada "Women2Drive", utilizou as redes sociais Facebook e Twitter para incitar as mulheres da Arábia Saudita a conduzirem automóveis como parte integrante das suas actividades quotidianas.

As autoridades de Riade adoptaram medidas drásticas após algumas mulheres com cartas de condução internacionais terem promovido diversas acções para desafiar essa proibição.

Em maio, as autoridades da cidade de Al Khobar prenderam Manal al Sharif, uma assessora de segurança informática de 32 anos, que optou por conduzir o seu veículo por diversas vezes e exortou outras mulheres a adoptarem a mesma atitude através de um vídeo colocado na rede YouTube.

As autoridades desta cidade do leste da Arábia Saudita obrigaram Manal al Sharif a assinar um documento onde se comprometia a não voltar a conduzir, e foi libertada após 13 dias na prisão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue