tvi 24

Alerta para baixa oxigenação dos fetos

Software usado nos hospitais foi criado por portugueses

Por: Redacção / PP

O hospital de S.João, no Porto, foi o primeiro a utilizar um software que alerta para a baixa oxigenação dos fetos. Mas, hoje, em Portugal, já são quinze os hospitais, e outros tantos na Europa, que utilizam este programa, desenvolvido há oito anos numa parceria entre a Faculdade de Medicina do Porto e o Instituto de Engenharia Bio-médica.

Esta tecnologia é utilizada a partir das 27 semanas de gravidez e tem uma fiabilidade superior a 90%.

Sete investigadores da Faculdade de Medicina do Porto e o Instituto de Engenharia Bio-médica criaram, em 2002, um software que hoje é um precioso auxílio para detectar situações de oxigenação deficiente do feto. A baixa oxigenação do feto pode ter sérias consequências para o bebé.

Esta tecnologia é utilizada a partir das 27 semanas de gravidez, mas com mais frequência na altura do parto. Em Portugal, são já 15 os hospitais que dispõem deste software e outros tantos na Europa. A sua utilidade é inquestionável.

A partir de 1 de Julho, está já planeado um grande estudo em 14 hospitais do Reino Unido, para avaliar ainda com mais rigor o efeito da utilização deste software no nº de bebés que nascem com baixa oxigenação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue