Correio da Manhã

Estudo desenvolvido na Califórnia

Sesta melhora aproveitamento intelectual

Um estudo desenvolvido na Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, comprova que dormir a sesta é benéfico para um melhor aproveitamento intelectual ao longo do dia.

Os resultados da pesquisa desenvolvida por um professor de psicologia, Matthew Walker, foram apresentados na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, que se realizou esta quarta-feira em San Diego, na Califórnia.

Walker confirma que estes resultados foram obtidos através de uma experiência com 39 jovens com média de 21 anos. A tarefa, que começou ao meio-dia, consistia em combinar 100 pares de nomes. Divididos em dois grupos, um dos grupos parou a tarefa às 14h e foi dormir durante 90 minutos, enquanto que o outro grupo continuou acordado. Às 18h o teste repetiu-se e os investigadores verificaram que a capacidade intelectual do grupo que não dormiu reduziu em cerca de 10%.

Matthew Walker sublinha que dormir antes ou depois de aprender alguma coisa é muito importante porque, no primeiro caso o hipocampo, zona do cérebro que reúne as memórias, liberta espaço para armazenar novas informações e no segundo caso ajuda a solidificar os conhecimentos adquiridos.

As conclusões deste estudo revelam-se particularmente importantes para as pessoas que com o avançar da idade vão perdendo a memória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue