DN
Investigadora

Jovens portugueses têm valores e sonham com estabilidade

por Lusa

Jovens portugueses têm valores e sonham com estabilidade

Os adolescentes portugueses têm valores, preocupam-se com o bem-estar da família e sonham ter estabilidade emocional e profissional, eis o retrato da investigadora Maria Gabriela Sousa e Silva, que contraria o rótulo de que os jovens não têm ideais.

Os sonhos e os sentires dos jovens portugueses são retratados pela investigadora em três livros, a lançar quinta-feira, totalmente dedicados à adolescência e que reúnem testemunhos de dezenas de jovens de escolas do país.

Em declarações à Lusa, a autora, que é também professora do ensino secundário, explicou que o objectivo foi dar espaço à partilha e divulgação do que realmente sentem e são os adolescentes portugueses.

A colecção começa com o livro "Os Sonhos dos Adolescentes", que contraria a ideia menos positiva de que os jovens não querem fazer nada na vida e não têm objectivos.

"Não é nada disso. Este livro mostra que têm ideias muito sérias sobre a vida, que se preocupam com os pais e os avós de idade avançada, que querem ter uma família organizada e constituída e um emprego estável", relata Maria Gabriela Sousa e Silva.

Os sonhos destes jovens têm uma ordem bem definida: alcançar a felicidade, obter estabilidade económica e profissional, conhecer o mundo, estabelecer laços familiares, ter saúde, possuir habilitações académicas, ter casa própria, sentir apoio familiar e ajudar a família e os amigos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue