TVNET
Conheça a melhor cidade para andar de bicicleta

A pouco mais de um mês da Cimeira de Copenhaga onde as alterações climáticas vão dominar o encontro, a TVNET mostra-lhe uma das cidades exemplo no que respeita à redução de emissões de CO2. 30 por cento da população que vive na capital da Dinamarca anda de bicicleta. Ao todo são 350 km de ciclovias. O objectivo é que daqui a cinco anos, metade da população que vive em Copenhaga deixe de andar de carro.
Copenhaga é uma das melhores cidades do mundo para andar de bicicleta. Mais de 30 por cento das pessoas que andam nas ruas têm uma.

"Nós podemos comprar uma bicicleta em qualquer lado. Acho isso muito interessante".

A diferença das estradas desta cidade é que há 25km de ciclovias separadas do trânsito o que significa que as pessoas andam à vontade, em segurança.

"Uma das melhores coisas para os ciclistas em Copenhaga é que as ciclovias estão longe das estradas, isso é óptimo, é seguro."

Quanto ao estacionamento também não há problemas. Nesta cidade, há parques para estacionar as bicicletas.

"Eu, pessoalmente sindo uma sensação de liberdade quando anda com a minha bicicleta porque não tenho obstáculos, posso andar de um lado para outro. A cidade torna-se assim mais pequena, todos andam mais perto, por isso, para mim é uma sensação de liberdade."

Em várias zonas existem painés digitais que contabilizam o número de bicicletas que passam por ali todos os dias.

Até 2015 o objectivo é aumentar para 50 por cento o trânsito de duas rodas sem motor e reduzir as emissões de CO2 em 80 mil toneladas. Ao todo, Copenhaga tem 350 km de ciclovias, umas mais perto das auto-estradas outras mais longe. Desses, 40 km são trilhos novos e outros 70 estão em fase de construção.

Sandrina Rodrigues

Comentários

Mensagens populares deste blogue