Poupar energia deu prémio

A história de... André Alves, estudante
FERNANDO BASTO

Divulgou, entre a população de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, ideias para poupar energia. O poster que criou conquistou o terceiro lugar do concurso internacional "Energy Scouts".

Graças a André Alves, muitos dos comerciantes e moradores de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, já sabem que deixar o carregador do telemóvel eternamente na tomada eléctrica corresponde a um desperdício de energia desnecessário. O seu projecto de investigação valeu-lhe o 3.º prémio do concurso internacional "Energy Scouts".

Tudo começou no ano lectivo passado quando as professoras Goretti Riesenberger, de Ciências Naturais, e Renata Santos, de Geografia, incentivaram os alunos de duas turmas do 8.º ano a participar no concurso "Energy Scouts" organizado pela Plastics Europe - Associação dos Produtores de Matérias-Primas Plásticas. A iniciativa pretende que os alunos se envolvam num conjunto de tarefas locais ligadas à economia de recursos e de energia.

Durante o ano lectivo passado, os alunos envolveram-se em actividades relacionadas com a divulgação de boas práticas de poupança de energia e recursos junto da comunidade local.

Ao todo, foram criados 45 posters, além de brochuras, textos e uma exposição. O poster elaborado por André Alves obteve o terceiro prémio no concurso "Energy Scouts". Dos restantes trabalhos, três posters foram seleccionados para serem copiados e distribuídos pelos estabelecimentos comerciais. Neles, eram divulgados gestos simples que todos podem fazer com vista à poupança energética.

"As pessoas ouviam o que tínhamos para dizer e aprendiam formas de poupar energia que desconheciam. Como, por exemplo, não deixar o telemóvel a carregar a noite toda ou desligar o stand-by da televisão", explicou André Alves.


Comentários

Mensagens populares deste blogue