DN
Poluição

Carris lança projecto para reduzir carros em Lisboa

Carris lança projecto para reduzir carros em Lisboa

Projecto 'Menos um Carro' quer quebrar barreiras e lançar discussão sobre mobilidade sustentável. Conta com vários parceiros, entre os quais a PSP, ambientalistas, cegos e amblíopes

O primeiro argumento foi o caos no trânsito. O som de buzinas, travagens e arranques de automóveis dominaram, ontem, na estação de Santo Amaro, em Lisboa, o início do lançamento do Movimento 'Menos um Carro'. O projecto, apresentado ontem pela Carris - e que conta com a ajuda de parceiros como a Agência Portuguesa para o Ambiente, PSP, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), Direcção-Geral de Saúde, associação ambientalista Quercus -,pretende sensibilizar para a importância da utilização dos transportes públicos e mudar hábitos de mobilidade.

Para além do caos no trânsito, a emissão de dióxido de carbono (40% é emitido pelos automóveis), o congestionamento, as questões de saúde e as razões económicas foram motivos apontados porJosé Silva Rodrigues para que haja "menos um carro", em Lisboa.

"O transporte público não é tão bom como aquilo que gostaríamos, mas é muito melhor do que muitos pensam, sobretudo aqueles que deixaram os transportes há cerca de 10 anos", referiu. "Fala-se tanto em inovação, mas continuamos presos a valores antiquados, ao carro individual", acrescentou Francisco Sousa, responsável da Carris.

É por uma mudança de mentalidades que os parceiros se envolveram neste projecto. Salvador Mendes de Almeida, da Associação Salvador, outra das parceiras do 'Menos um Carro', alertou para a necessidade de sensibilizar outras entidades para que a cidade também seja adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue