Síndrome pré-menstrual

Com o stress cada vez mais presente nos nossos dias, são diversos os factores que podem levar a uma síndroma pré-menstrual descontrolada: os maus hábitos de vida, em que descansamos cada vez menos, os horários naturais do organismo, que são cada vez mais são renegados e postos de parte, e uma má gestão de situações emocionais e pessoais podem podem contribuir para a gravidade desta síndroma.

O termo de síndrome pré-mentrual representa sintomas físicos e emocionais que ocorrem antes da menstruação.

Os sintomas mais comuns são: depressão, tristeza, irritabilidade, ansiedade, letargia, perda de concentração, agressividade, mudanças da líbido, alterações nos hábitos intestinais, erupções na pele, ataques de fome, choro, propensão a explosões de raiva, distensão do abdomén e mamária, e insónias.

Estes sintomas podem variar em termos de intensidade, mais suave ou mais intensos, podem durar de 1 dia até 2 semanas antes da menstruação, raramente acontecem depois desta fase.

De acordo com a Medicina Chinesa, uma das causas primárias e mais comuns da síndrome pré-menstrual é a causa emocional, ou seja, sentimentos de raiva, frustração e ressentimento, que podem a longo prazo causar a estagnação da energia (segundo os adágios chineses, onde há dor não há circulação livre e fluida de energia).

Outra das causas tem a ver com os nossos péssimos hábitos alimentares, em que o excesso no consumo de productos lácteos e derivados, e de alimentos gordurosos podem levar a uma situação conhecida na Medicina Chinesa como, fleuma, e que em conjugação com a má circulação energética ou até estagnação da energia no organismo, pode causar um bloqueio da energia no peito e mamas, dando origem aos sintomas de dor e distenção das mamas, sensação de opressão no toráx e peito e alterações de humor.

Um factor extremamente importante na prevenção e até resolução deste problema é a respiração abdominal, por causa do aparelho ginecológico da mulher, e da oxigenação dos orgãos internos. Este tipo de respiração permite o livre fluir da energia, o desbloqueio de tensões internas e ainda regular situações de excesso emocional (ansiedade, raiva, alegria em excesso).

Comentários

Mensagens populares deste blogue