PAIS&Filhos

Banco público de células estaminais já recolheu 1400 amostras


ImageO Banco público de células estaminais do cordão umbilical – LusoCord, recolheu 1400 amostras nos primeiros seis meses de funcionamento, revela o Público, na edição desta quinta-feira.

Este banco público foi anunciado por José Sócrates a 14 de Janeiro de 2009, faz hoje precisamente um ano, mas só foi inaugurado seis meses depois.

Para já, o saldo é bastante positivo. Em declarações ao jornal, Helena Alves, responsável do LusoCord, afirmou que a meta é conseguir a criopreservação de, pelo menos, três mil amostras até ao final do ano e integrar o banco na rede mundial no final do semestre.

Por enquanto, as amostras ainda não podem ser utilizadas, uma vez que faltam cumprir certas formalidades que certificam a qualidade do processo. Mas, espera-se que no Verão já esteja tudo resolvido.

Helena Alves explicou ainda ao Público que entre 15 a 20 por cento das amostras recolhidas serão usadas em investigação (sobretudo na Medicina Regenerativa).

O banco está a funcionar no Centro de Histocompatibilidade do Norte e aceita doações de qualquer parte do país. As grávidas interessadas devem contactar o serviço a partir das 35 semanas de gestação, para pedir o kit de recolha, que será entregue na morada pretendida. O processo é completamente gratuito.

As células do sangue do cordão umbilical poderão ser a única alternativa para doentes que não têm dador de medula óssea compatível, nomeadamente em casos de leucemia. Mais informações no site ou através do número 225 573 470.

Comentários

Mensagens populares deste blogue