Correio da Manhã

Iniciativa abrange 200 cidades no sábado

Porto adere a Marcha Global da Marijuana

A Marcha Global da Marijuana, uma iniciativa internacional que reivindica a sua legalização, vai realizar-se sábado em mais de 200 cidades, incluindo o Porto, com concentração marcada para as 15h00, na Praça do Marquês.

A marcha, que se realiza desde 1999, no primeiro sábado de Maio, tem invocado questões terapêuticas, alegando que a planta tem "dezenas de aplicações no tratamento e prevenção de doenças", questões sociais, legais e de Saúde Pública.

Nesta edição, segundo a agência Lusa, a organização global pretende sublinhar a importância económica da legalização da substância, nestes tempos de crise: "Falamos duma economia que transacciona anualmente milhões de euros que apenas circulam no mercado negro", salienta a organização em comunicado, sublinhando que "dos 14 estados que já a legalizaram para fins terapêuticos nos EUA, só o estado da Califórnia arrecadou mais de 1,6 mil milhões de dólares apenas num ano".

Refere ainda que em Espanha, "caso estendessem algumas leis regionais a todo o país (como as da Catalunha ou País Basco onde os Cannabis Social Clubs são permitidos), o Estado arrecadaria o mínimo de 150 milhões de euros anuais que poderiam ser usados em educação e saúde", acrescenta um texto da organização.

Acreditando que "a legalização da Cannabis será inevitável no futuro", a fonte considera que "fazê-lo agora revelaria alguma inteligência.Trata-se da legalização de uma economia paralela e do reaproveitamento de um recurso natural, pois a par da legalização da cannabis defendemos a exploração intensiva do cânhamo".

Comentários

Mensagens populares deste blogue