Bravura num porão em fogo

Jovem da corporação de Praia da Vitória, nos Açores, foi galardoado com o Prémio Bombeiro de Mérito 2009

Surpreendido, orgulhoso, e pronto para mais missões de risco como aquela que lhe valeu o Prémio Bombeiro de Mérito 2009. Bruno Espínola, 27 anos, conseguiu salvar dois homens presos no porão de um navio em chamas.

Na Praia da Vitória, nos Açores, meio pequeno, a notícia espalhou-se rapidamente. "Vou na rua e as pessoas dão-me os parabéns. Nunca na vida sonhava um dia receber um prémio destes", confessa.

A verdade, garante, é que não procurou prémios. É a vontade de ajudar o próximo que o tem movido desde os 14 anos, altura em que se inscreveu na Associação Humanitária dos Bombeiros de Praia da Vitória. Foi também o que aconteceu no dia 9 de Março do ano passado, quando acorreu a uma operação de socorro protagonizada pela sua corporação e pela de Angra do Heroísmo.

Sabia-se que havia dois tripulantes no interior do porão de um navio em chamas, mas chegar até eles parecia quase impossível e muito arriscado. "Há coisas que nunca se esquecem. E este salvamento marcou-me. Cheguei a pensar que não saía dali vivo, mas, por outro lado, seria incapaz de deixá-los ali dentro", explica.

A busca pelos dois homens que estavam presos no porão foi liderada por uma equipa composta pelos bombeiros de 1.ª classe Bruno Espínola e Marco Cândido, e ainda pelo subchefe Gilberto Martins.

Bruno Espínola lembra que havia muito fumo e quase nenhuma visibilidade. Só ele acabou por descer ao porão por uma conduta de refrigeração, enquanto os colegas aguentavam a escada de corda.

"Quando cheguei lá abaixo encontrei um cenário ainda mais terrível. Via o rosto deles em agonia, mas não conseguia tocar-lhes por causa de uma vedação. Tentei usar o machado, mas a estrutura era muito rija e eu não estava a ter sucesso", recordou.

Ainda hoje, Bruno Espínola não sabe onde encontrou forças, mas conseguiu furar a vedação e alcançar os dois homens, que apresentavam já hipotermia e queimaduras. Não houve troca de palavras, mas olhares e gestos que ficarão cravados para sempre na memória do bombeiro. "Quando lhes estendi a mão, senti aquele aperto firme de quem está grato", sublinha, acrescentando que isso vale mais do que mil palavras.

A bravura de Bruno Espínola foi reconhecida e premiada dias depois com uma condecoração do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e da própria corporação. Chegou agora o Prémio Bombeiro de Mérito, que será formalmente entregue a 29 de Maio, em Lisboa, numa cerimónia do Dia do Bombeiro Português. Em 2006, Bruno já tinha sido o Bombeiro do Ano dos Voluntários da Praia da Vitória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue