Correio da Manhã

Boa forma: Basta 120 gramas de carne ou peixe por refeição

Comida Comer barato e saudável

Ter refeições saudáveis, equilibradas e baratas é perfeitamente possível, mesmo nos dias que correm. Basta saber escolher os alimentos certos no acto da compra e levar apenas o necessário, de preferência com base numa lista previamente elaborada. Existem alguns mandatos que devem ser seguidos, mas a palavra de ordem é moderação. Uma refeição adequada ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, que matam diariamente mais de cem pessoas em Portugal.

Fruta e legumes estão no topo das necessidades alimentares. São mesmo indispensáveis, segundo Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, que aconselha: "Coma três peças de fruta por dia e legumes, no prato e na sopa. Esta deve ser ingerida ao almoço e ao jantar."

Essenciais são também os ovos. São uma excelente fonte de proteínas e são baratos – meia dúzia custa menos de um euro. Podem consumir-se três ovos por semana, de preferência cozidos, mexidos ou escalfados. Os fritos são de evitar. "As claras dos ovos são proteínas e a gema tem um pouco de gordura mas nada preocupante", sublinha a nutricionista.

As leguminosas também fazem parte de uma alimentação saudável e económica. O feijão, o grão e as ervilhas são óptimos alimentos e podem resultar em refeições variadas. Ajudam a reduzir a quantidade de carne e peixe, alimentos que devem ser consumidos em pequenas porções. Diz Alexandra Bento que bastam 120 gramas de carne ou peixe por refeição.

Segue-se o leite e seus derivados, de preferência magros ou meio gordos. Evite as natas, substituindo-as por iogurte. Seja moderado na quantidade e cuidadoso na escolha. Atenção à gordura, ao açúcar e ao sal.

Um último alerta para o desperdício: faça refeições nas quantidades certas. Porém, se confeccionou a mais, aí vem mais um conselho: não deite fora, aproveite as sobras dos alimentos e renove a refeição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue