DN Ciência
Projecto

Observatório para a vida na Terra

Vai ser criada uma rede de informações sobre tudo o que está relacionado com a influência das mudanças climáticas sobre os seres vivos e as plantas no planeta

Cientistas pedem aos habitantes do planeta que os ajudem a criar um observatório na Internet sobre toda a vida na Terra, desde o impacto das alterações climáticas até à vida selvagem e às pragas que afectam a produção de cereais. Um projecto a desenvolver nos próximos dez anos.

"Espero que tenhamos milhões de pessoas a fornecerem informações", disse James Edwards, que lidera o projecto Enciclopédia da Vida (EOL), localizada no Instituto Smithsonian, em Washington, à agência de notícias Reuters.

Neste momento, já várias pessoas contribuem com informações, publicadas na Internet, sobre a observação de pássaros raros no Canadá.

Nos próximos dez anos, os cientistas esperam ter uma base de dados que lhes permita determinar as alterações que as plantas e os animais estão a sofrer devido ao aquecimento global.

Outro exemplo da actuação do observatório será analisar as rotas migratórias dos pássaros e a altitude a que voam para evitar acidentes aéreos, partindo do estudo de amostras de aves que morreram ao serem sugadas pelas turbinas dos aviões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue