DN
Esclerose Múltipla

Maioria dos doentes leva vida normal graças à medicação

Um estudo feito no Centro Hospitalar de Coimbra (CHC, EPE) em doentes com esclerose múltipla, divulgado hoje num congresso em Espinho, concluiu que a maioria consegue levar uma vida normal, mesmo com vários anos de progressão da patologia.

"Verificámos que a maioria dos nossos doentes não apresenta uma incapacidade significativa que impeça, por exemplo, a realização das suas actividades de vida diária", segundo um dos autores do estudo, o médico Filipe Palavra, ligado à Consulta de Doenças Desmielinizantes do Hospital Geral (Covões) do CHC, EPE, que atribui estes resultados à eficácia dos tratamentos no controlo da progessão da patologia.

De acordo com o clínico, os medicamentos existentes hoje em dia para esta doença "são completamente diferentes" do que acontecia no passado, permitindo "uma qualidade de vida e um nível funcional muito bons, desde que os doentes cheguem à consulta de Neurologia numa fase precoce".

"Há cada vez mais medicamentos. Estamos longe da cura, mas é uma doença tratável e muito bem tratável", frisou o médico, em declarações à agência Lusa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue