Jornal de Notícias
País > Santarém > Rio Maior

Jovem engenheira é pastora profissional

ALEXANDRA SERÔDIO, HENRIQUES DA CUNHA

Licenciada integra projecto de captação da gralha-de-bico-vermelho.

O projecto de conservação da gralha-de-bico-vermelho levou para a serra dos Candeeiros uma jovem licenciada em engenharia agro-pecuária. É a nova pastora da Cooperativa de Chãos e a seu cargo tem 62 cabras serranas.

O tempo corre devagar, sempre ao som do vento e do sol abrasador. Encosta acima, encosta abaixo, Sara Pereira acompanha o passo lento das 62 cabras serranas em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Munida de cajado e de mochila às costas, onde carrega a merenda, esta jovem, de 26 anos, dá os primeiros passos na arte da pastorícia.

Desempregada depois de ter terminado o curso, Sara decidiu concorrer ao projecto de conservação da gralha-de-bico-vermelho, que há algum tempo não é avistada por aquelas paragens. Sente-se "enquadrada" e garante ser "gratificante" abraçar um projecto destes. Admite, por isso, que o seu projecto futuro passe mesmo pelo contacto com a serra.

As três semanas de trabalho que já leva têm sido dedicadas à pesquisa e por isso não tem acompanhado muito o rebanho. "O que custa mais é subir a serra", admite, revelando "ainda ser cedo" para fazer qualquer tipo de balanço desta nova profissão.

A sua função neste projecto é monotorizar a alimentação do rebanho, controlar a vegetação e desenvolver depois a ordenha e a queijaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue