DN
Tecnologia

Robô do Futuro na Universidade do Minho

por FILOMENA NAVES

Os robôs que cumprem ordens e tarefas são hoje algo normal. Mas desenvolver máquinas que podem interagir com os seres humanos, que lhes fazem companhia depois de servirem o chá, está na mente de todos. Investigadores da Universidade do Minho estão envolvidos nessa caminhada. E já têm um sistema que antecipa algumas ordens de um parceiro humano.

Um robô de companhia, que converse e se ria duma boa anedota, ou que se apaixone, como o enternecedor Wall-e, ainda só existe nos filmes. Mas já há quem esteja a trabalhar para esse futuro e vá dando passos nessa direcção. Um desses grupos é europeu e tem a participação de investigadores da Universidade do Minho.

A equipa, que na Universidade do Minho (Pólo de Guimarães) é liderada por Wolfram Erlhagen, conseguiu desenvolver um sistema robótico que tem a capacidade de observar o comportamento do "outro" (o ser humano, neste caso) e de comparar o que "vê" com a tarefa que foi programado para desempenhar. Resultado: em determinadas circunstâncias, o robô consegue antecipar-se e realizar a sua tarefa sem ser necessário dar-lhe uma ordem. O robô não consegue antecipar o desejo do parceiro humano. Mas até parece.

Comentários

Mensagens populares deste blogue