Lisboa e Porto juntam-se hoje a campanha mundial
por acordo em Copenhaga
283636_poluicao360neg.jpg
Foto: Nelson Garrido (arquivo)
Actualmente, os níveis de C02 na atmosfera situam-se entre 385 e 390 ppm e têm vindo a aumentar


24.10.2009
Lusa

Milhões de pessoas de todo mundo juntam-se hoje em 144 cidades, entre as quais Lisboa e Porto, para exigir que o acordo climático de Copenhaga estipule uma redução da concentração de carbono na atmosfera rumo ao "limite de segurança".

A menos de dois meses de começar a cimeira de Copenhaga, na Dinamarca, onde se tentará chegar a acordo sobre o sucessor do Protocolo de Quioto, esta acção mundial visa sensibilizar os líderes políticos para a necessidade de o novo acordo prever a redução da concentração de dióxido de carbono (C02) na atmosfera para 350 partes por milhão (ppm), considerado o ‘limite superior de segurança’.

Actualmente, os níveis de C02 na atmosfera situam-se entre 385 e 390 ppm e têm vindo a aumentar a um ritmo acelerado. De acordo com cientistas, especialistas em clima e governos progressistas em termos de ambiente, 350 ppm é o nível ideal para evitar os piores impactos do aquecimento global no planeta.

Além de Portugal, onde as principais acções estão marcadas para Lisboa e Porto, a iniciativa “350 - Dia de Acção Climática Global” decorre simultaneamente nas principais cidades de 144 países, assim como em lugares emblemáticos como a Grande Barreira de Coral da Austrália ou os Himalaias na Índia, onde os efeitos do aquecimento global estão a ser mais visíveis.

“Em Portugal também haverá iniciativas locais em Tomar, Braga ou no Alentejo”, adiantou o porta-voz do evento português, salientando que”, com mais de 1700 acções em todo o mundo, esta iniciativa poderá tornar-se na maior acção ambiental de sempre”. Paulo Magalhães explicou que, além de visar sensibilizar os líderes mundiais a assinarem um acordo climático ambicioso e eficaz, esta iniciativa procura que as pessoas entendam “por que é que o ‘350’ poderá ser o número mais importante para o futuro do clima e da humanidade”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue