SAPO Saúde
Acupuntura na orelha pode amenizar dores em grávidas

Técnica especial de acupuntura – tradicional terapia chinesa com agulhas – pode ajudar a aliviar as dores lombares e pélvicas em grávidas, segundo estudo da Universidade de Yale, EUA. No estudo, publicado no American Journal of Obstetrics & Gynecology, os investigadores notaram que as mulheres que passaram uma semana com agulhas de pressão presas, por fita adesiva, em três pontos de acupuntura na orelha eram mais propensas a apresentar significativas reduções nas dores nas costas e na região pélvica do que aquelas que receberam «falsa acupuntura» (em pontos não terapêuticos).

Foram avaliadas 159 mulheres que estavam ente a 25ª e a 38ª semana de gestação.

Os resultados indicaram uma redução de pelo menos 30% na dor em 81% das mulheres do grupo que realizou acupuntura, em 59% daquelas que fizeram a «falsa acupuntura» e em 47% das mulheres do grupo controlo.

Além disso, 37% das gestantes do primeiro grupo viram-se livres das dores em apenas uma semana, contra 22% do grupo da «falsa acupuntura» e 9% daquelas que não participaram nas intervenções.

De acordo com os especialistas, «a acupuntura na orelha poderia oferecer uma forma não farmacológica para ajudar a aliviar as dores» nas grávidas, sem muitos gastos. Porém, apesar dos bons resultados da técnica, eles destacam a importância do descanso, dos analgésicos e de compressas quentes e frias para o controlo da dor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue