i

por Nuno Aguiar
Empresas e cidadãos vão poder investir em organizações de solidariedade e gerar lucro social

Depois do Brasil, Portugal é o segundo destino da Bolsa de Valores Sociais. A ideia foi criada por Celso Grecco e permite comprar acções de organizações de cariz social, acompanhando depois a aplicação desse investimento.

A iniciativa foi apresentada ontem no Museu da Electricidade e conta com os apoios da Euronext Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação EDP. O objectivo é facilitar o financiamento das instituições de solidariedade, ao mesmo tempo que se promove a profissionalização da gestão e a transparência. "Esta é uma plataforma de convergência entre quem dá e quem recebe", afirmou Isabel Mota, administradora da Gulbenkian. "Em Portugal há vontade para ajudar, mas precisamos de novas soluções." A bolsa procurará instituições e projectos que ataquem as causas dos problemas sociais e não os efeitos, recusando associações que recorram ao assistencialismo.

A partir da meia-noite de hoje, no site www.bvs.org.pt, já pode escolher investir um mínimo de dez euros em quatro organizações na área da luta contra a pobreza e exclusão social. Os projectos são muito diferentes: desde a luta contra a toxicodependência até ao apoio à Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. O total do valor investido chegará sempre ao projecto escolhido. Com o lema "As boas acções estão sempre em alta", a Bolsa de Valores Sociais estará aberta a candidaturas de outras instituições, desde que os projectos correspondam aos critérios de selecção.

A primeira Bolsa de Valores Sociais foi criada em 2003, em São Paulo. Através dela já passaram quatro milhões de euros, que financiaram cerca de 100 projectos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue