JN Sociedade

Plano de acção para salvar 5,3 milhões de crianças até 2015

A Organização Mundial de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância lançaram ontem, segunda-feira, um plano de acção para combater a pneumonia, com o objectivo de salvar 5,3 milhões de vidas até 2015.

Se não se fizer nada, a pneumonia continuará matar todos os anos 1,8 milhões de crianças com menos de cinco anos, ou seja 20% dos nove milhões com menos de cinco anos que morrem anualmente no Mundo, advertiram a OMS e a UNICEF, que querem ajudar aos países mais pobres a reforçar a sua política de prevenção, protecção e tratamento da doença.

"Como sabemos quais são as intervenções que funcionam, devemos colocá-las em prática urgentemente", explicou aos jornalistas uma responsável da UNICEF, Anne Golaz, sublinhando que estas medidas devem permitir salvar 5,3 milhões de vidas até 2015. Para o conseguir, duas medidas-chave devem ser adoptadas pelos países, segundo a OMS e a UNICEF: a vacinação contra a pneumonia e o aleitamento exclusivo durante os seis primeiros meses de vida.

A segurança e a eficácia das vacinas contra duas das principais causas de mortalidade infantil por pneumonia, nomeadamente as bactérias Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e Streptococcus pneumoniae, foram demonstradas, sublinhou a OMS.

Quanto à promoção do aleitamento exclusivo durante os seis primeiros meses de vida, que reforça as defesas das crianças, permitirá reduzir em 23% os casos de pneumonia, considerou Golaz, lamentando que "nos países em vias de desenvolvimento apenas um terço das crianças beneficie deste tipo de aleitamento".

Comentários

Mensagens populares deste blogue