Diário de Notícias
PSP

Psicólogos reavaliam personalidade de agentes para prevenir suicídio

por Lusa

O gabinete de psicologia da PSP está a reavaliar os traços da personalidade de todos os elementos policiais como forma de prevenção do suicídio, disse hoje à Lusa o responsável pelo serviço.

"Neste momento estamos a tentar fazer uma reavaliação de todos os elementos policiais. É uma tarefa ciclópica que leva muito tempo, mas vamos fazê-la", disse o chefe do gabinete de psicologia da PSP, Fernando Passos, em entrevista à agência Lusa.

Fernando Passos adiantou que a reavaliação está actualmente a ser feita aos agentes do Comando Metropolitano de Lisboa, devendo este trabalho terminar no início do próximo ano para depois se alargar ao Porto.

A reavaliação vai ser feita a todos os elementos da PSP, mas Fernando Passos admitiu que a tarefa "vai levar o seu tempo", uma vez que a Instituição tem cerca de 22 mil elementos.

A reavaliação consiste na realização de provas, entrevistas e uma despistagem momentânea à situação actual, explicou, sublinhando que este trabalho já proporcionou "bons resultados" e permitiu "reencaminhar alguns polícias para ajuda especializada".

Além deste trabalho junto de todos os elementos policiais, o gabinete de psicologia faz, desde 2006, uma avaliação dos novos elementos que entram para a PSP. Este trabalho é feito durante o curso e no primeiro ano de serviço "para se tentar aquilatar algumas problemáticas logo numa fase inicial e que possam ajudar em situações posteriores", referiu.

Fernando Passos salientou que o suicídio "não se erradica", mas a avaliação dos novos agentes e a reavaliação de todos os polícias é uma "forma de prevenção".

Comentários

Mensagens populares deste blogue