DN

Projecto pioneiro nasceu no concelho da Amadora

por DANIEL LAM, AMADEU ARAÚJO

A Câmara da Amadora "foi a primeira do País" a tomar a iniciativa de envolver os idosos em actividades de vigilância e patrulha de parques e jardins e no acompanhamento de crianças à escola, revelou ontem ao DN o vereador Gabriel Oliveira, daquela autarquia.

Segundo explicou, "em 1998, a câmara estabeleceu acordos para recrutar idosos que passaram a ajudar as crianças a atravessar as passadeiras junto às escolas".

Salienta que o resultado "é bastante positivo. Nunca mais houve atropelamentos nem acidentes com crianças junto dessas passadeiras". Actualmente, esse serviço envolve 36 idosos.

Em 2001, o mesmo método foi aplicado nos espaços verdes, onde 14 seniores, recrutados junto da Associação de Idosos da Mina, fazem o serviço de patrulheiros no Parque Aventura, na Ilha Mágica do Lido, no parque Luís de Camões, no Parque Central e no Parque da Fantasia.

Os idosos "ensinam as pessoas a ter mais civismo e a sua presença cria respeito e tem dado bons resultados: o vandalismo é quase nulo", garantiu o autarca. A câmara "transfere cerca de cem mil euros por ano para a associação pagar aos 50 idosos", referiu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue