JN

Vila Cova dá mil euros por cada nascimento

A Junta de Freguesia de Vila Cova, Vila Real, anunciou que vai atribuir mil euros a cada bebé que nasça ou a um casal que se fixe na freguesia, medida que quer combater a desertificação de uma aldeia onde ninguém nasce há três anos.

Maurício Carvalho disse que as medidas de incentivo à natalidade e à fixação de pessoas na freguesia começam a ser implementadas hoje.

"Estas medidas têm como objectivo atrair pessoas que vivam noutras aldeias ou até nas cidades para virem residir em Vila Cova", salientou. O autarca referiu ainda que "o último bebé que nasceu na freguesia foi já há três anos". Adiantou, no entanto, que o subsídio de natalidade "vai ser entregue pela primeira vez em 2010".

Encravada na serra do Marão, a freguesia de Vila Cova, composta pelas aldeias de Vila Cova e Mascozelo, acolhe cerca de 200 habitantes espalhados por 80 fogos. Maurício Carvalho diz que a aposta da junta é "na qualidade de vida" dos seus habitantes e, por isso, a freguesia dispõe de uma rede wireless para que todos tenham acesso gratuito à Internet.

O autarca referiu ainda que a junta vai propor à Assembleia de Compartes de Vila Cova, que gere os baldios, que comparticipe na conta de luz dos habitantes.

É que, segundo referiu, os rendimentos da Assembleia de Compartes provêem exclusivamente do parque eólico instalado nos terrenos da freguesia.

"E em breve irá ter mais um parque com 14 aerogeradores", sublinhou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue