PÚBLICO

Autores portugueses em destaque em revista literária da República Checa


Este número da revista, inteiramente dedicado à língua e à literatura portuguesas, teve o apoio financeiro e científico do Instituto.

Além dos autores citados, são também objecto de estudo da "Plav" Miguel Torga, Pedro Paixão, Teolinda Gersão, Lídia Jorge e Inês Pedrosa.

A revista inclui ainda uma entrevista à professora universitária Sarka Grauová, chefe da secção de lusitanística da Faculdade de Letras da Universidade Carolina em Praga, e a tradução para checo do ensaio "Da língua como pátria", de Eduardo Lourenço.

Citado pelo Instituto, o responsável pelo Centro de Língua Portuguesa de Praga, Joaquim Coelho Ramos, descreve a revista como "um veículo excepcional de democratização do conhecimento acerca das linhas estéticas e da evolução da literatura produzida em diversos países do mundo".

Além disso, assinala, a "Plav" acolhe traduções de excertos realizadas por estudantes de filologia, finalistas de translatologia e diversos professores e tradutores consagrados da República Checa, promovendo uma grande cumplicidade e oportunidades de formação entre todos os intervenientes.

Na avaliação de Coelho Ramos, a "Plav", ao apresentar entrevistas com tradutores e excertos de obras traduzidas, além de textos menos conhecidos de autores de prestígio, ocupa um lugar de destaque no panorama já tradicional dos periódicos literários na República Checa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue